Geral
08/07/2014 Um dos principais assuntos debatidos na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Herval d´Oeste na noite desta segunda-feira (07) foi o Projeto de Lei (PL) que trata da criação de cargos e do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na entrada do bairro São Vicente. Este projeto está na câmara há alguns dias, mas não entra em votação, porque os vereadores alegam posicionamentos contrários por parte dos representantes do setor jurídico da câmara e da prefeitura.
O presidente do legislativo hervalense ressaltou na sessão a importância deste projeto, mas argumentou que é necessária uma análise minuciosa por parte dos vereadores. “Sabemos da nossa responsabilidade quanto a UPA, mas o que nós não queremos, é que ela feche logo após a sua inauguração, por falta de recursos financeiros”, disse Everton Parisenti.
Já o vereador Juarez Antônio de Souza argumenta que é de fundamental importância a discussão na Câmara, devido aos posicionamentos contrários dos setores jurídicos. “A minha preocupação e também da maioria dos membros desta casa, é que a controladoria do município salienta ser inviável para a administração, arcar com a contratação de mais de 30 funcionários. Então olhe a dificuldade que nós legisladores temos de votar um projeto desta natureza”, disse Juarez.
O vereador Leonardo Mascarello ao falar sobre o assunto, teceu algumas críticas a demora no posicionamento por parte do município de Joaçaba, através do secretário da Saúde, Marcos Weiss. Segundo ele, esta demora por parte do secretário Weiss está fazendo com que outras cidades não se posicionem sobre a participação financeira dentro da UPA. “O que nós temos ouvido na imprensa é que vários municípios da região da AMMOC estão esperando a posição de Joaçaba e boatos reafirmam a possibilidade da criação de um consórcio fora da nossa Unidade de Pronto Atendimento, o que viria em muito a nos prejudicar”, argumentou Mascarello.
Como vai funcionar a UPA
Depois de sua inauguração, a UPA funcionará 24 horas por dia nos 7 dias da semana com uma média prevista de mais de 200 atendimentos diários com um nível de resolutividade de 97%. Com uma área de 874,10 metros quadrados contará com 33 funcionários entre enfermeiros, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e maqueiros (estagiários). A folha de pagamento destes funcionários será absorvida pela Prefeitura de Herval d’ Oeste que fará contratação via teste seletivo ou concurso público. Estas contratações vão aumentar a folha de pagamento da Prefeitura em 6%. Contando a folha de pagamento dos funcionários, mais dos médicos, despesas com manutenção, limpeza, alimentação, lavanderia, análises clínicas entre outras despesas o custo mensal da UPA será de R$ 400 mil.
A Unidade de Pronto Atendimento foi construída no final da Avenida Beira Rio, no entroncamento com a rua Santos Dumont, no bairro São Vicente em Herval d’ Oeste. A UPA recebeu ordem de serviço para a construção no mês de junho de 2011 e a empresa responsável pela obra foi a Andrade Construções Ltda. A obra é fruto de uma parceria com o Governo Federal.
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download