Geral
30/07/2014 Uma tecnologia usada para construção de casas na Europa e nos Estados Unidos, criada há mais de 100 anos, está sendo adotada por uma construtora em Joaçaba e Herval d’Oeste. O Steel Frame, ou painéis de aço, são perfis formados a partir de chapas de aço galvanizado com espessuras que variam entre 0,8 e 1,25 milímetros. A novidade na região aos poucos vai conquistando o mercado.
Em Joaçaba e Herval d’Oeste nove casas de aço já foram construídas. Na manhã desta quarta-feira (30) a equipe de reportagem da Rádio Catarinense foi conhecer uma obra que está em andamento no loteamento Brisas I, no bairro Flor da Serra. Trata-se de uma casa que terá dois pavimentos, com mais de 300 metros quadrados de área e que será entregue ao cliente no prazo de apenas 6 meses. O engenheiro Eduardo Delavia da Construtora Aço e Casa explicou que uma das vantagens deste tipo de tecnologia é justamente a agilidade na construção, que representa a metade do tempo que se levaria para construir uma casa de alvenaria ou madeira. Outro benefício do uso dos painéis de aço é um melhor controle de temperatura entre o ambiente interno e externo, uma vez que as paredes são revestidas com lã de vidro.
A tecnologia surgiu nos EUA e no Canadá justamente pelas oscilações bruscas de temperaturas no verão e inverno e o aço foi a solução encontrada para oferecer mais conforto aos moradores. Quanto ao custo da casa, o engenheiro disse que ele representa praticamente o mesmo de uma casa convencional, pois não há desperdício de material e o prazo da mão de obra cai pela metade. O cliente pode optar também por uma espécie de envelopamento externo de madeira ou alvenaria. Depois de pronta é quase que impossível visualizar o aço usado nas paredes. No interior é usado gesso acartonado no acabamento. Aos poucos a tecnologia americana vai se difundindo pela região.
Por Marcelo Santos
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download