Geral
01/08/2014 Hoje o mundo praticamente não vice mais sem a internet, pois ela facilitou e agilizou a comunicação entre as pessoas de todo o mundo, além de se tornar uma ferramenta importante para a pesquisa. Dentro da área comercial, a internet tem sido uma aliada de quem quer vender e também de quem quer comprar. Para quem quer vender, porque leva o produto até a pessoa interessada e para quem quer comprar, porque você pode depois de escolher, receber a mercadoria em sua casa. Enfim, as vantagens para ambas as partes são grandes de se comprar pela internet.
Mesmo com essas e outras vantagens, na prática, as compras na internet vêm causando dor de cabeça há alguns consumidores, isso porque, existem empresas funcionando na rede mundial, sem a indicação do endereço de sua sede e sem estabelecer um canal de comunicação com o consumidor. Nessas situações, se o produto é entregue tudo bem, caso contrário, o comprador deve procurar os órgãos de defesa do consumidor, e o mais indicado são os Procons para fazer sua reclamação.
Na cidade de Joaçaba, segundo o gerente do órgão, Júlio Cesar de Souza, o número de reclamações nesse sentido é muito pequeno, “mas os que tem chegado até nós, temos nos empenhado para resolver”, disse ele. Júlio em sua conversa sobre o assunto, chama a atenção de todos os compradores pelas redes sociais, para que antes de efetuarem a aquisição do produto, que façam uma pesquisa sobre a idoneidade do site a que está se efetuando a compra. “Os consumidores virtuais devem prestar atenção para não acessarem os sites fraudulentos. Para isso, é fundamental que ela consiga o máximo de informações quanto a empresa, como por exemplo o protocolo da compra e do pedido e de preferência que compre de sites conhecidos, sempre desconfiando de promoções onde o preço está muito fora do mercado”, salientou Júlio.
O gerente do Procon joaçabense concluiu afirmando que o ideal é fazer as compras no próprio município, “porque estará gerando impostos na cidade-sede, além de poder evitar transtornos quanto a demora na entrega do produto, e também a facilidade numa possível troca. Se a pessoa não se munir de informações quanto ao site em que efetuou a compra, dificilmente na existência de um problema ela poderá ser ressarcida”.
Lembrando que o Procon de Joaçaba está situado na rua Tiradentes, 170, centro e seu funcionamento é das 13h30min às 18h00min e os telefones para contato são (49) 3521-3969 ou 3522-4722.
Por Julnei Bruno
ENDEREÇO
Rádio Catarinense AM/FM
Avenida XV de Novembro, 608
Joaçaba-SC
CEP: 89600-000
E-MAILS
Secretaria:
central@radiocatarinense.com.br
Estudio:
estudio@radiocatarinense.com.br
Jornalismo:
jornalismo@radiocatarinense.com.br
Gerência:
gerencia@radiocatarinense.com.br
FONES
Secretaria: (49) 3551-2424
Comunicadores: (49) 3551-2410 / 3551-2411
Jornalismo: (49) 3551-2414
OUÇA A CATARINENSE NO SEU CELULAR

* clique para fazer o download